Tecnologia

Exposição inédita transforma dados da cidade de São Paulo em obras de arte tecnológicas e imersivas

O Centro Cultural FIESP e o SESI SP apresentam, de 6 de outubro de 2023 (sexta-feira) a 10 de março de 2024 (domingo), a exposição METADATA – O Mundo Invisível, com curadoria de Antonio Curti e concepção e realização por AYA STUDIO. A mostra inédita, repleta de recursos tecnológicos, propõe um mergulho no tecido urbano de São Paulo, revelando histórias inéditas da cidade por meio de dados históricos e em tempo real, transformados em gráficos imersivos gerados por inteligência artificial. A visitação é gratuita, com audioguia e classificação livre, no Centro Cultural FIESP, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

METADATA – O Mundo Invisível surge como uma exposição inovadora ao alavancar a interação dinâmica de inteligência artificial, expressão artística e visualização de dados, revelando uma experiência imersiva que dá vida ao pulso da cidade.

A instalação é formada por cinco telas, sobre as quais são projetadas imagens de sistemas de partículas. Cada uma delas representa a simulação dos movimentos de um fluido no espaço tridimensional, quando aplicado sob ele uma força vetora externa. Esses vetores variam de acordo com os dados coletados simultaneamente pela internet, dando origem aos gráficos altamente tecnológicos e imersivos.

“Por meio da convergência perfeita de tecnologia e expressão artística, é possível realizar um recorte de fatores intrínsecos à humanidade que resultam nos dias de hoje, e o que a ação do presente impacta o nosso futuro. A partir de dados em tempo real e dados retroativos de São Paulo, a obra propõe trazer à vida pelas lentes hipnotizantes dos gráficos gerados por IA, uma análise profunda da nossa cidade.”; comenta Antonio Curti, curador da mostra.

Tratando-se de dados da cidade de São Paulo, a exposição atua como um grande raio-x da cidade, colocando o público como espectador e participante da obra, que se molda dia após dia com dados reais. Além de se identificar com estatísticas das últimas décadas, que atuam como um fio condutor da sociedade para entender como podemos melhorar no futuro, como coletivo. Entre as estatísticas utilizadas, estão números relacionados à ocupação social, trânsito, saúde, clima, mobilidade, movimentações financeiras, entre outros.

“Esta fusão evocativa entre números atuais e retroativos ressuscita os ecos do passado, ao relembrar eventos históricos, mudanças culturais e transformações sociais. METADATA – O Mundo Invisível funciona como um portal, conectando-nos ao nosso patrimônio coletivo e inspirando a contemplação das forças que moldaram a trajetória da cidade de São Paulo.”; analisa Felipe Stutzman, da AYA STUDIO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo