Noticias

A tecnologia e as novas profissões: saiba mais com Raphael Gerk Viana

É do saber de todos que a tecnologia vem revolucionando os mais diferentes setores do mercado. Dessa forma, Raphael Gerk Viana, expert em tecnologia, chama a nossa atenção para o surgimento de novas profissões a fim de suprir a necessidade de mão de obra especializada. Se você quer seguir carreira no ramo da tecnologia e está procurando um mercado para se especializar, continue lendo este artigo e saiba mais sobre esse tema com quem entende do assunto. 

Quarta Revolução Industrial

Raphael Gerk Viana explica que no ano de 2016, Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, definiu o período em que vivemos como o período do surgimento da quarta revolução industrial. De acordo com ele, essa revolução é a responsável por trazer ao mundo sistemas de fabricações físicas e virtuais que cooperam entre si de uma maneira flexível ao nível global. Dessa forma, diversas áreas da indústria são impactadas, trazendo inovações ao mercado de trabalho.

Diante desse cenário, determinadas carreiras, como, por exemplo, a carreira de engenheiro e cientista de dados, surgem a todo momento, fazendo com que profissionais tenham que se adaptar a diferentes mudanças para garantir a empregabilidade em um contexto onde homens e máquinas precisam trabalhar de forma harmoniosa, como já destacou Klaus Schwab. Por esse motivo, é importante conhecer as novas profissões que estão ganhando o mercado. 

Quais são as novas profissões?

Não é novidade que as novas tecnologias geraram benefícios sociais e econômicos, tendo ligação direta com o mercado de trabalho. Dessa forma, houve a expansão da mão de obra, mas forçando-a a se adaptar aos novos cenários. Assim, de acordo com Raphael Gerk Viana, as profissões vivem um momento de intensas alterações. Se você deseja seguir carreira no mundo da tecnologia, é importante estar atento às profissões a seguir.

  1. Gestor de mídias sociais

Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, há 10 anos, essa profissão sequer existia. Atualmente, o profissional de mídias sociais é altamente demandado e tem cadeira garantida em empresas dos mais diferentes portes e segmentos. Raphael Gerk Viana explica que o gestor de mídias sociais atua na administração dos veículos digitais de uma empresa, como, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, além do site da corporação.

  1. Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O especialista em Inteligência Artificial é uma das profissões mais promissoras do futuro. Trata-se do profissional responsável por projetar e criar objetos artificiais, que têm como objetivo solucionar questões ou, ainda, executar as suas atividades de maneira independente, em um atendimento via site, por exemplo. Além disso, a possibilidade de ter uma visão completa dos processos através de um computador é uma das grandes vantagens para as empresas, o que demanda mais mão de obra na profissão. 

  1. Analista em User Experience (UX)

Raphael Gerk Viana explica que o analista em UX é o responsável por analisar, projetar, fazer protótipo e realizar pesquisas e testes com o usuário para poder produzir o melhor item demandado por uma determinada marca. Dessa forma, o profissional arquiteta a interação do usuário com a empresa para que ela tenha a melhor experiência possível, tornando-se um cliente e também um defensor da marca em questão. 

Como foi visto, as carreiras na área de tecnologia têm crescido em todo o mundo. Por esse motivo, investir em uma profissão desse ramo pode significar ter mais estabilidade financeira e maior possibilidade de efetivação no mercado de trabalho. Estar atento às novas tendências pode ser primordial se você deseja estar sempre à frente da concorrência, assim, você terá mais chances de se destacar, aconselha Raphael Gerk Viana. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo