Tecnologia

Tecnologia e algumas reflexões sobre o amanhã

Uma revolução da tecnologia ainda maior promete modificar, em breve, o mundo que conhecemos. Confira!

Prepare-se para em muito pouco tempo viver uma nova realidade. Já de imediato, aviso que no ano que vem o bom velhinho provavelmente irá abandonar as renas e distribuir os presentes dirigindo um carro voador – uma das empresas que apostam nessa novidade inclusive vendeu seu modelo para o Brasil.

E aproveitando que estamos falando em Festas e projetando futuros, provavelmente em algum Réveillon seremos capazes de usar sensores de monitoramento, adaptados aos tecidos, que irão coletar e enviar para uma central médica os dados contando tudo sobre nossa saúde. Até a insônia vai ser monitorada, sem falar que órgãos para transplante serão criados em impressoras 3D.

As inovações chegam inclusive aos jogadores de videogames, que poderão ter sensações em lugares específicos do corpo por meio de vibração, compressão e alteração de temperatura durante o jogo – uma verdadeira imersão. E a Inteligência Artificial vai estar absolutamente presente no nosso dia a dia, em ambientes puramente virtuais ou até mesmo “roboticamente” reais, como a impressionante robô humanoide hiper-realista Ameca, apresentada na CES 2022, que terá autonomia e vai criar seus comportamentos, suas respostas e seu estilo de vida – imagine.

Vestir vai ser outro assunto revolucionário, pois tecidos serão substituídos por tecnologia subdérmica, que vão nos adaptar automaticamente às intempéries do meio ambiente, além de podermos imprimir novas roupas em casa escolhendo cor, modelagem, tamanho.

A energia limpa, abundante e renovável e, se tivermos sorte, gratuita, em uma década já será uma realidade. Atualmente, a grande aposta para desenvolvermos isso está na tecnologia chamada de reator de sal fundido, que a China está testando perto da cidade de Wuwei.

Lua e Marte terão suas colônias habitadas (previsão para a decolagem da primeira nave migratória é entre 2024 e 2026), e estaremos aprendendo a explorar asteroides e planetas para extrair deles minérios e outras fontes de energia ainda inimagináveis. Exemplo disso é o novo mineral chamado de Changesite-(Y), encontrado há dois anos na Lua e que foi certificado pela Associação Mineralógica Internacional, recentemente.

Conversaremos por telepatia por meio de chips que também aumentarão nossa inteligência e ensinarão novos movimentos para o corpo melhorando nossas habilidades. Tijolos – sim, eu falei tijolos – vão ser capazes de armazenar tanto energia quanto dados transformando qualquer construção em um verdadeiro ambiente tecnológico. Um tradutor universal e simultâneo estará disponível em muitas plataformas e será usado não somente em nosso cotidiano, mas também em grandes eventos mundiais.

Computadores Quânticos que são capazes de resolver problemas muito complexos por usarem qubits (bits quânticos) e não ficarem presos apenas nos “0” e “1” da computação binária clássica, serão também usados em engenharia química de ponta para criar novos medicamentos assim que ameaças à saúde surgirem. Vamos poder escolher o que sonhar e com quem sonhar, e até mesmo dividir o sonho com alguém – o que poderá ser transmitido online.

A rede 6G, que segundo previsões será cem vezes mais rápida que a 5G, vai carregar uma enorme quantidade de dados, controlando e otimizando os transportes públicos autônomos, o que irá melhorar o fluxo urbano; e a internet, que até então é feita de ponto a ponto, vai migrar para o espaço com satélites distribuindo os dados.

Cogumelos e açúcar vão substituir o plástico e poderemos dar upgrade não somente em softwares, mas também em hardwares; e não só os computadores terão direito a uma melhora de performance, pois já estaremos usando medicamentos que irão inibir nossas células de envelhecer com o avanço da idade.

Ah! E se você gosta de tatuagem, elas serão ainda mais personalizadas, pois vão conter nanochips que farão com que você possa se comunicar com todos os seus dispositivos eletrônicos sem necessidade de comando direto. Bem-vindo, admirável mundo novo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo