Você já ouviu falar na alfabetização financeira?

By Wolf Neuman 4 Min Read

Nos dias atuais, é bastante comum observar pessoas que ainda não aprenderam a lidar com o dinheiro. Conforme comenta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, o principal prejuízo disso tudo é encontrar pessoas endividadas, e que não compreendem para que serve e como utilizar alguns métodos de planejamentos e habilidades de contabilidade, ou seja, não possuem a famosa “alfabetização financeira”. Mas você sabe o que seria isso?

Neste artigo, apresentaremos não só a definição desse tipo de conhecimento, tal como mostraremos os três tipos de empréstimos mais vantajosos que valem a pena serem analisados para futuros gastos conscientes. E se você é uma pessoa que se interessa por esse tipo de assunto, ou pelo menos quer aumentar o repertório de conteúdos que facilitam o desenvolvimento da economia pessoal, vale a pena ler o texto até o final!

Afinal, o que é alfabetização financeira?

Para o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, a alfabetização financeira pode ser definida como a capacidade de tomar decisões informadas sobre dinheiro. Inclui ter conhecimento de finanças pessoais, planejamento financeiro e habilidades básicas de contabilidade. A alfabetização financeira também abarca toda a área de compreensão acerca de como usar cartões de crédito, hipotecas e empréstimos para o melhor interesse.

E para os que ainda não sabem, uma excelente forma de melhorar a literacia financeira é aumentar o seu conhecimento sobre os diferentes tipos de empréstimos disponíveis. Mas você saberia quais tipos de diferentes empréstimos existem? Caso ainda não saiba, a seguir, mostraremos três dos principais incluídos que servirão de grande ajuda para o controle de gastos. Confira:

Home Equity Loan

O primeiro deles é o Home Equity Loan. Conforme explica Amauri Jacintho Baragatti, esse tipo de empréstimo é usado para refinanciar ou consolidar a dívida existente em um empréstimo com um pagamento mensal. Os empréstimos imobiliários geralmente têm uma taxa de juros fixa e podem ser usados ​​para muitas finalidades, como consolidar cartões de crédito com juros altos, pagar contas médicas ou fazer melhorias na casa.

Empréstimo Automático 

Além do Home Equity Loan, também há o famoso empréstimo automático. Ele, por sua vez, é feito quando você compra um carro ou caminhão novo. Você também pode usar um empréstimo de automóvel para comprar um veículo antigo que foi reconstruído e recondicionado pelo revendedor ou reconstrutor se tiver sido danificado em um acidente ou inundação, que será adicionado ao custo do veículo. Parece ser interessante, você não acha?

Cartão de crédito 

Por último, aqui trazemos o famoso cartão de crédito. Conforme pontua Amauri Jacintho Baragatti, esse cartão é usado quando você faz compras e as paga ao longo do tempo com juros adicionados ao seu saldo no final de cada ciclo de cobrança, se você não pagar toda a fatura de uma só vez, é bem possível que ele traga alguns prejuízos como aumento do valor. De todo modo, dependendo do seu tipo de conta, vale a pena utilizá-lo enquanto deixa o seu capital rendendo. O que você acha?

Share This Article