Noticias

Como surgiu a arte? Com Marcelo Madureira Montroni

Você sabe como a arte começou? O apreciador de arte moderna, Marcelo Madureira Montroni, afirma que a arte é uma prática de expressão muito antiga. Leia neste artigo como ela surgiu e saiba quais os grandes nomes desse universo. Não deixe de conferir até o final!

Marcelo Madureira Montroni
Marcelo Madureira Montroni

O que é “arte”?

Marcelo Madureira Montroni afirma que a arte é um conceito de expressão de atividade humana por meio de representações (sendo realistas ou não), variando nos tipos de linguagem e mensagem, seja por meio da arquitetura, pintura, escultura, música, danças, teatro (e depois surge o cinema) e diversas outras modalidades importantes que compõem a arte.

Como surgiu a arte?

A arte foi uma das primeiras manifestações da inteligência humana, começando a surgir nos tempos antigos com o homem  pré-histórico que desenvolveu a arte rupestre com gravuras nas cavernas onde viviam. Marcelo Madureira Montroni conta que os desenhos eram feitos nas paredes com qualquer elemento que se assemelhasse a tinta, relatando o ocorrido de seus dias e contando histórias. 

Qual a importância da arte?

A arte, em termos históricos, se tornou uma grande ferramenta de expressão e comunicação para expor sentimentos, emoções, pensamentos e qualquer outra coisa que poderia ser exposta. O especialista Marcelo Madureira Montroni afirma que a arte é quem construiu a cultura e estão diretamente ligadas, são inseparáveis quando falamos sobre expressão. 

Quais os maiores artistas?

Quando falamos sobre arte, automaticamente pensamos sobre pinturas. Sendo assim, podemos dizer que os quadros de arte mais famosos e conhecidos saíram todos da europa, já que lá predomina o movimento renascentista, promovendo o realismo e o expressionismo. Confira abaixo a lista dos principais artistas europeus:

  1. Vincent Van Gogh
  2. Édouard Manet
  3. Claude Monet
  4. Pablo Picasso
  5. Leonardo da Vinci

Como a arte é vista atualmente?

Diferente de tempos atrás, hoje, a arte não é mais tão valorizada quanto antes. O mundo contemporâneo ocupou a vida das pessoas com a tecnologia e roubou a beleza do real entre as pessoas e a arte expressiva. Muitos museus têm perdido a força e, infelizmente, precisam fechar. 

Marcelo Madureira Montroni afirma que é importante apoiar a arte e os pequenos e grandes artistas, assim, o incentivo a essa prática pode crescer e as pessoas podem estar mais perto da arte novamente. Expressar sentimentos e emoções através de representações é dar espaço ao que você sente. Não hesite em fazer parte da arte!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo