A menstruação é um dos principais sintomas de que não houve uma fecundação. Por esse motivo, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é importante ficar atenta a possíveis atrasos, pois significa que algo mudou em seu corpo, podendo ou não ser uma gravidez. Então, para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre o que fazer nessa situação, continue lendo este artigo!
Afinal, o que é a menstruação?
Em primeiro lugar, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que a menstruação nada mais é do que a descamação das paredes internas do útero. Isso acontece quando não há a fecundação de um óvulo, ou seja, quando não há uma gravidez. Sendo assim, essa descamação acontece pelo fato do endométrio se preparar para receber o feto, mas como isso não acontece, a membrana interna do útero se desprende.
O que fazer ao perceber o atraso na menstruação?
Um dos primeiros sinais de gravidez é a falta da menstruação na data costumeira. Entretanto, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que, em ciclos que não são regulares, esses atrasos são bem comuns. Dessa forma, é importante estar atenta quando o atraso ultrapassar 7 dias, e também pensar nas possibilidades que acarretaram esse atraso, sendo o principal deles, a gravidez.
Fazendo um teste de gravidez
Para tirar suas dúvidas, você pode realizar um teste de gravidez. Atualmente, existe uma gama de testes de farmácia e você pode escolher aquele de sua confiança. Alguns são tão precisos que ainda indicam o tempo da gestação. Outros são mais simples e informam apenas o positivo ou negativo. Ainda nesse sentido, você pode realizar um Beta HCG no hospital mais próximo da sua casa.
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o HCG é um hormônio bastante presente durante a gestação. Sendo assim, o teste serve para quantificar a presença dele no organismo, de forma que seja possível detectar uma gravidez, o tempo de gestação e se está tudo bem com a gestante e com o feto que está se desenvolvendo. É um teste bastante preciso e de confiança.
E se o teste der negativo?
Se você fez um exame de farmácia e deu negativo, mas ainda assim a sua menstruação continua atrasada, você pode realizar um novo teste. Isso porque, às vezes, a quantidade de hormônios ainda é baixa para ser detectada, dando o “falso positivo”. Se o resultado se repetir, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que é interessante buscar orientação médica para que exames sejam realizados a fim de entender o que está havendo em seu organismo.
Em todo caso, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior aconselha que você sempre tenha um acompanhamento médico. Assim, além de não ter dúvidas sobre estar ou não esperando um bebê, você também terá mais controle sobre a sua saúde e poderá entender como funciona o seu ciclo menstrual. Ao menor sinal, não deixe de procurar ajuda profissional!