Episódio ocorreu em encontro do Brazil Conference, que reúne acadêmicos, autoridades e empresários de diversos setores
“Foram muitas situações de violência que vivenciamos aqui”, disse Naira Santa Rita, embaixadora do Instituto DuClima, em abertura de breve discurso realizado em palestra do Brazil Conference, que ocorre na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute od Technology (MIT), nos Estados Unidos.
A embaixadora usou de alguns minutos de fala para denunciar uma situação de racismo que passou junto de uma colega durante a conferência.
“Três brasileiras brancas se questionavam em inglês entre si: ‘viu aquelas negras? Será que tem piolho nessas tranças e dreads?’ O que elas não esperavam é que eu falo inglês e imediatamente olhei de forma que elas entenderam que eu tinha entendido o racismo que estava acontecendo ali”, disse.
Ao longo de seu discurso, Naira cobrou a organização do evento sobre a representatividade proposta por eles. “Quantas pessoas negras aqui estavam e talvez tenham passado pelo mesmo? O quanto a comunidade brasileira aqui, presente, e os demais realmente agem para combater efetivamente o racismo?”, questionou à plateia.
Naira ainda ressaltou o fato de que em outras situações, provavelmente teria confrontado as três, mas que, “num espaço como este, que se considera inclusivo, diverso, precisei calcular, porque eu e a Marta [colega que estava ao seu lado], mulheres negras, temos muito mais a perder do que três meninas brancas de Harvard”.
Em nota encaminhada à CNN, a organização da Brazil Conference repudiou o ocorrido e afirmou que “reitera seu compromisso contra o racismo em todas as suas formas”. “É fundamental destacar que a Brazil Conference está comprometida em promover um ambiente inclusivo e diverso, onde todas as vozes são respeitadas e valorizadas.
Lamentamos profundamente qualquer incidente de racismo que tenha ocorrido durante o evento e estamos tomando medidas para endereçar o acontecido.”