Chargeback: o que é, principais tipos e tudo o que você precisa saber sobre esse processo que ocorre nas empresas

By Wolf Neuman 4 Min Read

No mundo empresarial, existem diversos conceitos e processos que são de extrema importância para o sucesso dos negócios. Para o empresário Vicente Conte Neto, um dos processos mais importantes e que deve ser do conhecimento de todos os empresários é o famoso chargeback. Está interessado e quer saber mais sobre este tema? Para isso, continue lendo esse texto até o final!

O que é o chargeback?

O chargeback consiste no processo de reversão do pagamento, algo muito comum quando o assunto é a realização de transações financeiras em todos os níveis. De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, essa é uma ação que tem se tornado cada vez mais comum no mercado empresarial e financeiro, sendo um processo de extrema importância para a garantia da segurança em compras, especialmente as compras online.

Como acontece?

Para entender melhor sobre como funciona o processo de chargeback é importante notar que ter o dinheiro estornado em caso de devolução e arrependimento de compra é um direito do consumidor garantido por lei. Segundo o empresário Vicente Conte Neto, esse processo acontece quando um consumidor solicita a devolutiva de de um pagamento diretamente à instituição financeira que emitiu o cartão de crédito ou débito que foi utilizado em uma compra. 

Principais motivos para o chargeback

Entre os motivos mais comuns que levam ao chargeback estão os desacordos comerciais, fraudes, entregas de mercadorias fora do prazo ou extravio de compras, cancelamento de transação e até mesmo a ocorrência de erros no pagamento ou pela cobrança indevida. Sendo um direito do consumidor ter uma boa experiência de compra e ter o seu dinheiro preservado, cabe às empresas se adequarem a esse processo.    

Impactos para o seu comércio

Mas, afinal, como esse processo de chargeback afeta o seu comércio? De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, o chargeback implica em diversas questões que impactam o bom funcionamento das mais diversas empresas. O que acontece é que, além de perder o valor da venda que foi realizada e está sendo devolvida, os empresários devem se preocupar em arcar com possíveis penalizações devido ao chargeback.

Além disso, é importante notar que um dos maiores prejuízos gerados pelo processo de chargeback para os empresários e seus empreendimentos é em relação à sua reputação. Afinal, quanto mais processos de chargeback forem processados em relação a sua empresa, a sua reputação pode cair consideravelmente no universo dos empreendimentos e comércios. 

Como evitar?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é o chargeback, é necessário saber como evitar que isso aconteça em suas vendas. De acordo com Vicente Conte Neto, para que isso seja possível, é necessário estabelecer um bom atendimento ao cliente e, especialmente, investir em sistemas que protejam os consumidores contra possíveis fraudes e atos corruptos.

Share This Article