A agricultura é um dos ramos mais lucrativos do mundo. Para José Sanchez Oller, fundador da renomada Solpack Agronet, empresa especializada em soluções para o meio agrícola, apesar de ser um meio conhecido por muitas pessoas, algumas especificações ainda são tabus, ou desconhecidas do público em geral.
Por esse motivo, falar sobre os agrotóxicos é importante não somente para quem planta, mas para quem consome todos os tipos de alimentos que vêm da terra. Ficou curioso para saber mais sobre esse tema? Continue lendo o artigo:
Mas afinal, o que são agrotóxicos?
Segundo José Sanchez Oller, os também conhecidos como defensivos agrícolas, ou agroquímicos, são agentes químicos, utilizados pelo setor agrícola para proteger plantações e garantir a produtividade e qualidade das safras. Imagine que em uma plantação de tomates apareçam alguns insetos que acabam contaminando os frutos. A solução então é a aplicação dos agrotóxicos para eliminar as pragas.
Apesar de ser algo corriqueiro, utilizado por agricultores de todo o mundo, os defensores agrícolas já geraram muita confusão. Isso porque, seu uso em grande quantidade, ou de forma incorreta pode gerar intoxicação e até outras doenças, como o câncer. E não somente para quem trabalha diretamente com a plantação e colheita, mas para quem consome também.
Por esse motivo, há a necessidade de um órgão que fiscalize de forma eficaz e precisa o uso dos agrotóxicos nas plantações do país. Aqui no Brasil, a responsabilidade ficou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A ANVISA, como também é conhecida, reitera que esses problemas só são causados quando há o uso incorreto dos agentes químicos e por isso não se deve desesperar-se com o uso de tal método na plantação de alimentos, relembra José Sanchez Oller.
Quais são os tipos de agrotóxicos?
Para José Sanchez Oller, uma curiosidade interessante para quem não sabe nada sobre os agentes químicos é começar a entender como eles são classificados e suas tipificações. Assim, veja abaixo uma lista com os principais tipos de agrotóxicos e para que eles servem.
Herbicidas: utilizados no controle de plantas consideradas invasoras.
Inseticidas: são usados no controle de insetos que atacam as plantações.
Fungicidas: como o nome sugere, são utilizados no controle de fungos.
Bactericidas: controlam as possíveis bactérias que possam surgir em meio às plantações.
Qual a importância do uso dos agrotóxicos?
Como mencionado, um dos ramos mais lucrativos para economia brasileira é o agronegócio. Dessa forma, entregar não somente para a exportação, mas para os nossos habitantes o melhor fruto, legume ou hortaliça tem que ser uma prioridade, reitera José Sanchez Oller. Por esse motivo, a Solpack Agronet é expert em trazer soluções para a área.
O uso dos agrotóxicos ainda são considerados a melhor forma de conter pragas, ervas daninhas e possíveis doenças que nascem no cultivo de alguns produtos agrícolas. Por esse motivo, recriminar seu uso pode ser uma forma de atrapalhar o setor. Portanto, a coisa certa é continuar fiscalizando, e usando os agentes químicos da forma certa, sem que representem riscos a ninguém.