Noticias

Governador destaca a importância da Festa da Uva de Colombo no calendário turístico

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (22) o convite oficial para a 57ª Festa da Uva de Colombo, um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico e cultural do Paraná. O convite foi feito pelo prefeito da cidade, Helder Lazaroto, pela rainha e pelas princesas do evento, em um encontro no Palácio Iguaçu que também contou com a presença do deputado estadual Alexandre Curi. O evento vai acontecer de 1 a 4 de fevereiro, no Parque Municipal da Uva, em Colombo, na Região Metropolitana.

De acordo com a prefeitura, são esperadas cerca de 100 mil pessoas para os quatro dias de evento. Neste ano, a festa também vai contar com feira de artesanato, recreação infantil, parque de diversões, mostra de animais e atividades culturais italianas.

Ratinho Junior destacou a importância da festa para a região. “É uma alegria ser convidado para uma das festas mais tradicionais do País, que temos o prazer de comemorar aqui no Paraná. Um evento para toda a família, que oferece diversão e também produtos do município e região”, disse.

Programa do Estado estimula estudantes das redes municipais a valorizarem turismo regional
Entre as principais atrações da festa estão os shows dos cantores Gusttavo Lima, Ana Castela, Isadora Pompeo e Maiara e Maraisa. A previsão é que também sejam comercializados cerca de 20 mil quilos de uva e 18 mil litros de vinho durante a festa. “É uma festa em que as pessoas podem conhecer a gastronomia da cidade e, principalmente, o carinho do povo”, afirmou Helder Lazarotto.

A 57ª Festa da Uva terá mais de 20 shows distribuídos em três palcos ao longo de quatro dias. “É uma grande estrutura que já está montada, pronta para receber todos os visitantes”, disse a rainha da edição de 2024, Marcelly Bertolin.

Também participaram da entrega do convite a 1ª Princesa Bianca Gasparin, a 2ª Princesa Maria Eduarca Roza e a miss simpatia Sabrina Santos.

Pesquisa da Secretaria do Turismo já mapeou dados de 3 mil pessoas no Litoral do Paraná
COLHEITA – A Festa da Uva de Colombo foi criada por imigrantes italianos na década de 1950, em comemoração ao início da colheita da fruta e a produção de seus derivados. O evento também surgiu em celebração à religiosidade e à união destas famílias do município, que representam uma das maiores colônias italianas do Paraná.

Com o tempo, a festa cresceu e se tornou também uma referência na comercialização de subprodutos da uva, como vinhos, compotas, sucos e geleias, e outros produtos agroindustriais da região.

Além disso, a Festa da Uva se consolidou como um dos principais eventos culturais do calendário estadual, que reúne desde corais típicos italianos a artistas de renome nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo