Novos membros são empossados na ALAS

A Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano celebrou dois anos de fundação e, na mesma ocasião, 03 de dezembro, empossou 07 novos imortais, no Clube Municipal de São Miguel do Aleixo (SE).
A solenidade reuniu numeroso público, além de representantes de diversas academias e autoridades, como o prefeito eleito de São Miguel do Aleixo, Everton Lima, e a atual vice-prefeita Juscileide Garcia. A ALAS, criada em 11.10.2013, foi anunciada em plena Bienal do Livro do mesmo ano, realizada em Itabaiana (SE). O advogado, escritor e acadêmico Francisco das Chagas Vasconcelos, (Prof. Vasko), surpreendeu a comunidade intelectual do Estado, com a agradável notícia do surgimento de mais um sodalício literário no interior de Sergipe, desta feita, sob sua liderança.

O Prof. Vasko que está à testa da ALAS, desde a sua criação, foi reeleito, em 9 de julho passado, para manter-se na Presidência durante o biênio 2016/2018. Em dois anos de criação, a ALAS realizou vários movimentos, como lançamentos de livros, participações em exposições, eventos literários, entre outros. A Academia é formada por 12 municípios que integram o sertão sergipano, ocupando uma área equivalente a 30% do território de Sergipe. São eles: Canindé, Carira, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha e São Miguel do Aleixo.

Eis o perfil de cada um dos neoacadêmicos alanos.

[adsenseup]

Aparecido Santana

membros alas aparecido
José Aparecido Santana da Silva é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na área acadêmica teve a oportunidade de publicar ao lado de Isabela Alves e José Leidivaldo o livro Nossa Senhora Aparecida-SE: História, Fé e Identidade, uma obra de 148 páginas, divididas em 15 capítulos. O livro foi lançado em Nossa Senhora Aparecida e na Bienal do Livro de Itabaiana. Aparecido trabalha como redator do Portal Itnet e já trabalhou em diversas rádios do estado como FM Itabaiana, Educadora de Frei Paulo e Sertaneja FM.

Pe. Genivaldo Garcia
José Genivaldo Garcia é formado é licenciado em Filosofia pela faculdade São Luis de França e Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Anápolis/GO e possui pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Ciências da Religião.

Prof. Uberlange da Silva

membros alas uberlange
Uberlange da Silva Barreto, graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes UNIT e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma Del Sul, UNASUR. É, ainda, professor da rede pública de ensino e atualmente Diretor do Colégio João Salônio, em Nossa Senhora Aparecida.

Poeta Vavá

membros alas vava
Rivaldo Alves de Góis (Poeta Vavá), participou da seleta I Encontro Sertanejo de Escritores, tem textos citados no livro Cinform municípios, bem como em outros. Concedeu entrevistas aos mais conceituados canais de televisão do Estado. Tem curso de rádio e televisão pelo Instituto Universal, tem um livro no prelo, a ser lançado em 2017. Há um colégio modelo construído na cidade em homenagem ao seu pai, Joaquim Alves de Góis.

Profa. Noeme Leite

membros alas noeme
Noeme Leite do Nascimento Oliveira é formada em letras-português / especialização em gestão escolar. Professora há quase 20 anos. Foi professora tutora da UNIT-EAD por 6 anos, exercendo o cargo de diretora da Escola Municipal Dr Lourival Baptista, instituição em que leciona, até hoje. Amante da Literatura, a arte da palavra.

Prof. Paulo Adriano

membros alas paulo
Paulo Adriano Santos Silva é Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com bolsa CAPES-FAPITEC; Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Graccho Cardoso; Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Graccho Cardoso. Atualmente pesquisa sobre Geografia Agrária, políticas públicas para a agricultura e agronegócio.

Rubens Ferreira

membros alas rubens
Natural de Diadema (SP), graduando em Design Bacharelado com habilitação em Design Gráfico, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); fundou em Nossa Senhora da Glória o primeiro escritório de Design do Alto Sertão, a Lumia Design, que, ao longo dos seus 3 anos, mantém parceria com várias academias no Estado e ajudou na publicação de aproximadamente 40 obras de escritores sergipanos.

[/adsenseup]

Comente essa matéria

comentários

You might also like More from author

Simple Share Buttons